top
logo

Menu de Utilizador


feed-image Feed Entries
Entrada
Comunidades de Aprendizagem PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Sob a coordenação da professora Ana Paula Mestre, responsável pelo Projeto “Sustentabilidade e Criatividade: Educar para Aprender a (RE)Conhecer, (RE)Aproveitar e (RE)Criar”, realizou-se o evento intitulado “Comunidades de Aprendizagem”, em formato de feira, sustentado numa vertente pedagógica, ecológica, criativa e sustentável, cujo objetivo primordial pretendia apresentar as experiências e os artefactos concebidos pelos alunos.

As turmas do 2.ºciclo envolvidas neste evento foram o 5.ºA/5.ºB/5.ºC e contou com a colaboração dos docentes de Português, Ciências Naturais, Matemática, Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica.

Um leque diversificado de temas e produtos compuseram este evento, com bancas temáticas de nomes sugestivos, aliciantes e gulosos contámos com a presença das seguintes:

“ Verdes Matrimónios ”Consorciação de Plantas em copos reciclados, acompanhados de desdobráveis explicativos sobre a temática em questão – colaboração do 5.ºA e dinamizado pelas professoras Sónia Fernandes, Virgínia Fernandes e Ana Paula Mestre;

“ Espírito da Terra ”Fertilizantes e Bio-Pesticidas (acompanhado de desdobráveis explicativos sobre as suas propriedades e benefícios), Cortes no Solo e (Re)Planta – colaboração do 5.ºB e dinamizado pela docente Ana Paula Mestre;

“ Encantos da Natureza ”MicroVegetais, Germinado de Sementes, Flores Comestíveis, Chás e Aromáticas (acompanhado de desdobráveis explicativos) e Produtos da Horta – colaboração do 5.ºB e dinamizado pela docente Ana Paula Mestre;

“ Ciclo do Cogumelo ”Frutificação de Cogumelos em substrato de palha – colaboração do 5.ºB e dinamizado pela professora Ana Paula Mestre;

“ Jardins Por Um Fio ” Kokedamas de Plantas Aromáticas em casca de palmeira e musgo – colaboração do 5.ºB e dinamizado pelas docentes Ana Paula Mestre e Sónia Fernandes;

“ Aromas da Terra ” Sabonetes e Cosméticos confecionados com produtos naturais e livres de químicos – colaboração do 5.ºC e dinamizado pelas docentes Chantal Gomes e Ana Paula Mestre;

“ Círculos Aromáticos ” Círculos de Plantas Aromáticas – colaboração do 5.ºB e dinamizado pelas docentes Sónia Fernandes e Ana Paula Mestre;

“ Pigmentos Naturais ” Extração de Pigmentos Naturais a partir de flores e legumes e Confeção de Pincéis – dinamizado pela docente Annette Cebola e colaboração das turmas do 9.ºA/9.ºB/9.ºC;

“ Despertar dos Deuses ”– Pequenos Almoços Saudáveis confecionados pela docente Luísa Carreira e pelos alunos do 9.ºA; 

“ Doces Pecados ”Bolos de Frutas e Legumes, com poucas calorias e baixo teor de açúcar e gordura – confecionados pela docente Margarida Rodrigues e pelos alunos do 9.ºC; 

“ Tentações Nutritivas ” – Batidos de Fruta, Sumos Naturais e refeições vegetarianas ligeiras – confecionadas pelos alunos do 9.ºB e pela docente Alice Inácio. 

Os docentes, Emanuel Silva, Susana Morgado e Ana Mafalda Henriques colaboraram neste evento, nomeadamente, no apoio técnico-som e no apoio informático e logístico, respetivamente.

A Feira decorreu num ambiente alegre e movimentado, com um número de participantes considerável, desde alunos, pais, professores e funcionários.

O interesse foi visível, pela postura manifestada dos visitantes, requerendo muita atenção dos responsáveis das bancas, para explicações mais pormenorizadas dos assuntos desconhecidos.


Actualizado em ( Quinta, 01 Junho 2017 15:31 )
 
Comunidades de Aprendizagem - Ciclo do Cogumelo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Criar ambientes de aprendizagens ricos e diversificadas na educação é um desafio que exige do educador vontade, criatividade e motivação intrínsecas para o fazer. Os manuais apelam a uma exigência de conteúdos a lecionar, por vezes, desconectados da realidade, e ir mais além das orientações que o programa exige não nos permite andar de mãos dadas com um tempo que urge. Sabemos de antemão que as experiências criativas, a partilha de interesses, a troca de conhecimentos, a colaboração e o envolvimento dos participantes, bem como a qualidade e a quantidade do que se aprende conduz à aprendizagem e à construção do conhecimento.

Importa, por isso, criar condições essenciais em que a educação e a aprendizagem sejam uma tarefa de todos e para todos. Uma linha de pensamento que apela à conexão com a realidade e à abordagem de matérias, não indeléveis nos manuais, mas que contribuem para a exploração de experiências de aprendizagem do interesse dos alunos.

As tardes de quinta foram os momentos reservados para estas aprendizagens. Com formação na área do cultivo de cogumelos e no âmbito do Projeto de Sustentabilidade e Criatividade: Educar para Aprender a (RE)CONHECER, (RE)APROVEITAR E (RE)CRIAR, a docente Ana Paula Mestre abordou o tema “o Ciclo do Cogumelo: do cultivo à frutificação”.

Uma temática destinada à turma B, do 5.º ano, onde foram ministrados conhecimentos e procedimentos para o cultivo do cogumelo.

A espécie de cultivo denominada Pleurotus Ostreatus, do Reino Fungi, e um principal decompositor, do planeta Terra, foram o palco das atenções deste evento. Este processo obedeceu a diferentes fases: a preparação do substrato de cultivo composto por palha, grãos de trigo, quinoa e soja; a colocação do substrato em sacos esterilizados; a inoculação do micélio do Pleurotus Ostreatus; a incubação no autoclave durante, aproximadamente, três semanas e a frutificação do cogumelo. Um experiência diferente, mas sobretudo rica pela informação que esta temática acrescenta às aprendizagens dos alunos e os saberes que com ela construíram, possibilitando um caminho para um conhecimento investigativo, interativo e coletivo.

 

Actualizado em ( Quinta, 01 Junho 2017 15:37 )
 
Alteração de senhas do dia 26 de maio PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Informamos os Alunos e Encarregados de Educação que, por motivo de Greve, as senhas de almoço do dia 26 de maio passam para:

dia 2 de junho - Senhas referentes ao refeitório da EB Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva - Boliqueime;

dia 6 de junho- Senhas referentes ao refeitório da EB 2/3 Eng. Duarte Pacheco - Loulé, com exceção dos alunos a10729, a11487, a11771, a11795, a11870 e a13670 cujas senhas passam para dia 07/06.

_ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _

 
Alunos da Escola EB2,3 Eng. Duarte Pacheco brilham no Nacional do Desporto Escolar PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Decorreu na Maia, Gondomar e Matosinhos, nos dias 18, 19, 20 e 21 de maio, o Campeonato Nacional do Desporto Escolar.

O Agrupamento de Escolas Eng. Duarte Pacheco esteve representado na Natação e nos Desportos Gímnicos.

Os alunos do agrupamento brilharam, mais uma vez, conquistando várias medalhas.

Assim, na natação, a Ísis Severino (9ºB) nos 50 metros costas obteve o 2º lugar, a Catarina Victorino dos Santos (9ºA) alcançou dois 3ºs lugares, respetivamente nos 50 e nos 100 metros bruços.

Por sua vez, nos Desportos Gímnicos, Lily Fowler,  aluna do 10º ano da escola Secundária de Loulé, mas em representação deste agrupamento, sagrou-se Campeã Nacional na prova combinada (Tapete e Minitrampolim). Lola Fowler (5.ºD), também na mesma prova (Tapete e Minitrampolim), ocupou o 3º lugar do pódio.

Sofia Fernandes (7ºE), no Tapete, classificou-se em 3º lugar, enquanto que o Manuel Santos (6ºE), na prova conjunta (Tapete e Minitrampolim), obteve o honroso 4º lugar.

Estiveram também presentes no nacional as alunas Milene Ildefonso (9ºE) e a Iara Granja (9ºE), como juízes/árbitros de tapete e de Minitrampolim, tendo sido enaltecido o seu desempenho e sido agraciadas com uma medalha.

Acompanharam os alunos os professores João Carvalho (Natação) e António Barão (Desportos Gímnicos).

Pela primeira vez, na história do Desporto Escolar, o evento contou com a presença do Primeiro Ministro de Portugal, Dr. António Costa, que fez a abertura do evento no Pavilhão Multiusos de Gondomar, acompanhado do Ministro da Educação, Dr. Tiago Brandão.

 
"Escola de Sonhos" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Decorreu, na passada 5a feira, a estreia da peça de teatro "Escola de Sonhos" do grupo de teatro da escola Engº Duarte Pacheco, "The Laughing Team". Nesta noite de estreia, a peça foi emoldurada por um trecho musical do "Fantasma da Ópera" e pela apresentação de uma banda de música. Parabéns a todos os participantes, organizadores e público. Foi uma ótima noite!

Actualizado em ( Quarta, 24 Maio 2017 11:33 )
 
Mais artigos...
« InícioAnterior12345678910SeguinteFinal »

Página 6 de 49

Em linha

Temos 30 visitantes em linha

Visitantes

718703
HojeHoje908
OntemOntem1437
Esta semanaEsta semana5632
Este mêsEste mês24701
Total de visitasTotal de visitas718703

bottom
top

Recentes

Populares


bottom

Produzido em Joomla!. Designed by: Joomla Templates, web hosting. Valid XHTML and CSS.